ULTRASSOM MORFOLÓGICO

Acompanha os detalhes
do desenvolvimento
do seu bebê.

A ultrassonografia morfológica é usada para detalhar o desenvolvimento do bebê. Recomenda-se que seja feita no primeiro e segundo trimestre, para identificar precocemente situações que precisem ser assistida pelo especialista a fim de preservar a saúde da gestante e do bebê.

O exame realizado no 1º trimestre, é realizado entre 11 e 14 semanas, auxilia na identificação de grandes más formações, principalmente as incompatíveis com a vida.

Outro papel importante deste ultrassom é o rastreamento de possíveis síndromes cromossômicas, em especial a Síndrome de Down. Ele determina se o feto tem um risco aumentado ou não de ter síndromes. No caso de riscos aumentados, outros exames são necessários para investigar principalmente os cromossomos do bebê (amniocentese para diagnóstico fetal).

O exame morfológico do 2º trimestre avalia a anatomia do feto de um modo geral. É realizado geralmente entre 20 e 24 semanas de gestação. Como neste momento o feto está maior e ainda temos um bom volume de líquido amniótico, podemos ver detalhes da face, coração, coluna e membros. Os órgãos internos como o cérebro também podem ser investigados. Quando os dois ultrassons morfológicos estão normais, garante-se uma certa tranquilidade aos pais quanto a saúde física do futuro bebê.

Vale a pena ressaltar também que o ultrassom morfológico fetal serve para rastrear as pacientes com risco de parto prematuro. Com a medida do colo uterino podemos dizer aquelas gestantes que estão em maior risco para prematuridade. E a boa notícia? É que já existem intervenções que podem reduzir este risco!

Entre em contato com a clínica e agende seu horário